Imagem
0

Já completou seu álbum?

Copa à vista! Daqui a uma semana, começa a tão idealizada (e polemizada!) Copa do Mundo de Futebol em nosso território brazuca. Uns marcham contra, outros enfeitam o carro… Uns protestam seu descontentamento, outros gritam “gol!” Enfim… Nenhuma novidade para um país tão diverso e inconstante como o nosso!

Não tô afim (mesmo!) de ser mais uma a levantar essa tão acalorada questão do “(Não) Vai ter Copa!” e afins: quero paz, quero sossego, quero dar uma de “Pollyanna” e ver coisa boa em tudo – sim, é possível! Então, compartilho com vocês uma reflexão que fiz após aderir a uma das modinhas mais legais que a Copa sempre traz em cada edição! O badalado álbum de figurinhas!

album_de_figurinhas_copa_do_mundo_2014_560_1

Vai dizer que você não curte a emoção de tirar do pacote aquela figurinha que tava faltando pra completar a imagem de um estádio? Ou de quando seus olhos brilham ao refletir a figurinha cromada do brasão da Seleção Brasileira? Ou então, de quando você tira aquele craque que você gosta (ou apenas acha lindo :D)? E aquele gostinho bom de tirar a película e enquadrar (bem certinho!) a figurinha no espaço a ela designado… hummmm! Folhear as páginas e ver o quanto você já completou… Ah… voltamos a ser crianças! E isso é tão bom! 🙂

Adentrei nesse “universo das figurinhas” porque minha tia encasquetou em colecionar o tal álbum da FIFA. Eu prontamente aderi à brincadeira e, então, começamos a saga… Comprando as figurinhas, marcando as que já saíram, separando as repetidas…  Um verdadeiro trabalho de formiguinha!

Nos primeiros dias era só alegria. Praticamente 100% de aproveitamento em cada pacotinho. Mas são mais de 600 figurinhas! E cada pacote com 5 figurinhas custa R$1. Vamos calcular. Supondo que você não tire nenhuma figurinha repetida, você terá de desembolsar mais de R$120 para completar seu álbum. Mãããs… Sabemos que isso só aconteceria em um mundo ideal, não é mesmo?!

– Então… me diz… Terei de torrar todas as minhas economias para completar esse bendito álbum? Mas que absurdo! Esse país não vai pra frente mesmo! Veja só? É esse país que vai sediar a Cop….

– CALMA, MEU CARO AMIGO! Existe uma alternativa! E esse é o grande barato do lance de figurinhas: o troca-troca.

Confesso que me impressionei com esse “sistema”. Existem pessoas (principalmente pais) que são realmente muito empenhados nessa mania, já vi até planilha do Excel. Eu que não sou boba nem nada, baixei um aplicativo (sim, criaram um aplicativo para isso!) e todas as “transações” no mercado de figurinhas estão devidamente registradas e catalogadas.

O Terraço Shopping (localizado na região Cruzeiro/Octogonal/Sudoeste) teve uma iniciativa super legal. Eles disponibilizaram em seu espaço grandes mesas exclusivamente para os trocadores de figurinhas. E aí a diversão começa:

“Você tem a 97?” “Você troca a 32 por uma cromada?” “Pai, pai! Esse moço tem a 340!” “Te dou 5 figurinhas pelo Fred da Seleção!” E por aí vai…

Ontem saímos quase 23h do Terraço, super envolvidos nesse mercado de troca. E muito além de figurinhas novas e muitas repetidas negociadas, essa atividade tão “bobinha”, despretensiosamente me passou uma lição.

Tal como o álbum da Copa, é o álbum da vida: a gente só consegue completa-lo através da TROCA. Sim, de conviver com o outro, partilhar, dar e receber experiências, ensinar, aprender… Quanto mais figurinhas você compartilha, mais o seu álbum será preenchido.

Mas existem aqueles que não gostam disso não, sabe… Não importa quanto custe, preferem comprar quantas figurinhas forem necessárias para terminar o álbum por conta própria. Mas que graça tem nisso? Essa escolha, como todas as outras, tem suas consequências: quem termina seu “álbum” sem partilhar nada, acaba bem mais rápido, e o pior, cheio de figurinhas, aptas para troca, acumuladas.

O processo pode ser até mais longo… Mas o mais legal disso tudo não é completar o álbum (afinal, o que acontece depois que ele acaba?). É, no entanto, ter a cada dia MAIS “figurinhas” e ser cada vez MENOS incompleto… 😉

Como tá seu álbum?

_______________________________________________________________________________

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s