6 bares e restaurantes literários!

Essa vai para os amantes da literatura que não dispensam um social de vez em quando!

O blog Literatortura selecionou 6 restaurantes inspirados em grandes autores e obras da literatura mundial. E quer saber o melhor? Muitos nem estão tão longe de nós!

1) Annabel Lee’s Tavern – Baltimore, Maryland – USA

ç1

O pub Annabel Lee é localizado exatamente na cidade onde viveu o escritor Edgar Allan Poe, autor da poema que dá nome a esse charmoso bar. A decoração é toda inspirada no escritor e em suas obras. Logo na entrada, os clientes são recebidos com uma pintura d’O Corvo na porta, e um belo retrato de Poe na parede. E não poderia faltar também as inscrições do poema Annabel Lee preenchendo as paredes em grandes letras.

O pub também faz homenagens ao escritor em datas especiais, como seu aniversário de nascimento, com apresentações e várias outras manifestações artísticas. No cardápio você pode encontrar, além de muitas opções de lanches, a “The Raven Beer“, uma cerveja batizada com o nome da icônica obra do autor.

ç2

The Raven Beer

Apresentações em celebração do nascimento e da morte do autor

Apresentações em celebração do nascimento e da morte do autor

ç5

Participação do pub em uma competição municipal – “The Poe Mobile”

ç4

Detalhes das máquinas de bebida

Se estiverem de bobeira em Baltimore, vale a pena a visita ao sombrio escritor!

2) Restaurante Alice no País das Maravilhas – Tóquio, Japão

ç93

Os japoneses sempre capricham no quesito decoração (e eventuais exageros!) para dar autenticidade aos estabelecimentos. Com esse restaurante em homenagem à legendária obra de Lewis Carrol, não é diferente. Situado em um shopping center no distrito de Ginza, em Tóquio, o restaurante figura em detalhes o mágico País das Maravilhas. Cada espaço representa algum momento da história, com direito a objetos gigantes, portinhas, labirintos, ilustrações diversas e muitas asas à imaginação!

ç94

ç96

O cardápio não fica de fora: que tal uma pizza “rabo de gato de Cheshire”? ou então uma “bochecha de carne assada Rainha de Copas ao molho de vinho tinto”? E não pára por aí: o serviço de atendimento é feito por garçons e garçonetes devidamente caracterizados, fazendo você se sentir um verdadeiro personagem de Lewis Carrol!

3) The Green Dragon Pub – Matamata, Nova Zelândia

ç98

Os fãs de O Senhor dos Anéis não estão sozinhos e sem lugar aonde ir! O Green Dragon Pub é um bar localizado exatamente no set de filmagens da saga dirigida pelo mago Peter Jackson, na área rural de Matamata, Nova Zelândia. O lema da casa é “um lugar para beber, um lugar para se encontrar, um lugar para descansar seus pés peludos” (a place to drink, a place to meet, a place to rest your hairy feet). Para os fãs de Tolkien, um autêntico local para encontrar os amigos e beber uma deliciosa ale como gostam nossos amiguinhos de Hobbiton!

Olha que mágico:

Já pode pegar o avião?

Já pode pegar o avião?

4) The Raven – Porto Alegre, RS

ç6

Não muito distante de nós, outro estabelecimento inspirado no escritor estadunidense Edgar Allan Poe! O restaurante The Raven, localizado na cidade baixa, na Rua Sarmento Leite, tem uma decoração requintada, ao estilo de restaurantes antigos, com paredes de tijolo aparente e vários lustres pendentes do teto. O ambiente também conta com uma placa de madeira com um corvo talhado logo na entrada e o poema de Poe que dá nome ao bar pendurado na parede. As opções de cardápio são bem variadas, contendo muitos pratos elaborados, com diferentes opções de entradas, pratos principais e sobremesas. Além disso, é claro, há várias opções de bebidas, desde cervejas artesanais até drinks, destilados e vinhos.

ç7

O poema “O Corvo” na parede

ç8

A placa com um corvo talhado na madeira

5) Bar Bukowski – Rio de Janeiro, RJ

ç9

Mais que um bar, a casa é conhecida por receber vários shows de rock’n’roll. No Bukowski ocorrem diversos eventos, desde Halloween e festas à fantasia a apresentações no dia do aniversário do escritor homenageado. É a casa de rock mais antiga do Rio de Janeiro, fundada em 1997, e continua até hoje sendo um dos mais importantes points noturnos do Rio. A propósito, foi lançado recentemente um livro sobre histórias do bar, escrito por Bernardo Vilhena, compositor de músicas interpretadas por artistas como Cazuza, Lobão, entre outros.

Livro inspirado no bar, de Bernardo Vilhena

Livro inspirado no bar, de Bernardo Vilhena

Aí complete o tour no Rio –> Confeitaria Colombo à tarde, Bar Bukowski à noite!

6) Dirty Old Man – Porto Alegre, RS

ç92

Mais uma opção para os gaúchos que gostam de combinar literatura com a vida noturna: o Dirty Old Man fica na cidade baixa, centro de maior concentração de bares em Porto Alegre. O bar, que completou 1 ano recentemente, já é muito frequentado (recomenda-se chegar cedo, porque quase sempre fica lotado!) e tem uma decoração diretamente ligada à literatura, incluindo máquinas de escrever, cardápio com trechos da obra de Bukowski, estantes com livros, além de, é claro, muitas fotos do grande escritor americano, cuja obra serviu de inspiração para o lugar.

O nome do bar porto alegrense é uma referência à coluna de Bukowski no jornal Los Angeles Open City, a qual deu origem ao livro de mesmo nome.

O grande Bukowski, seja por ter sido ele mesmo um grande frequentador de bares ou por sua alta influência na literatura e cultura em geral das gerações seguintes, inspirou muitos bares a levarem o seu nome, ou, como neste caso, o nome de sua obra. Boa pedida para os fãs do autor e de uns bons drinks!

_________________________________________________________________________________________

Fonte: Literatortura – com adaptações.

Anúncios

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s