Dicas de Alimentação Saudável com Luiza Midlej: Açaí

Olá pessoa! Como foram de final de semana? Que tal terminar o domingo com uma super dica de saúde!?!?

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O açaí é uma das frutas mais ricas em antioxidantes já conhecida, e ainda possui gorduras insaturadas, fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio…

A polpa de açaí é uma ótima opção, pois além de ser prática, não contêm o xarope de guaraná presente na maioria dos açaís que encontramos por ai. Esse ingrediente traz consigo uma enorme quantidade de açúcar, o que contribui para a inflamação do organismo, redução do número de bactérias boas do intestino (probióticos), além de tornar o açaí extremamente calórico.

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Quanto às combinações elaboradas abaixo, procurei adicionar mais uma fruta para aumentar as propriedades funcionais do açaí e deixar o sabor ainda mais gostoso! Usei, por exemplo: a laranja que é rica em vitamina C, o maracujá com seu efeito tranquilizante e facilitador do sono, a banana rica em potássio e a framboesa em antioxidantes. Adicionei também, diferentes fibras (amaranto, quinoa, chia e aveia) para complementar as vitaminas com aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que o nosso corpo não produz e precisam estar presentes na dieta para a formação de novas proteínas, inclusive proteínas que formam novas fibras musculares.

Receitas

  1. Uma polpa de açaí + uma laranja + uma colher de sopa de quinoa + 150 ml de água
  2. Uma polpa de açaí + uma banana + uma colher de sopa de amaranto + 150 ml de água
  3. Uma polpa de açaí + uma polpa de maracujá + uma colher de sopa de aveia + 150 ml de água
  4. Uma polpa de açaí + uma colher de servir de franboesa + uma colher de sopa de chia + 150 ml de água

Super fácil e delicioso não é!?

Informações

Luiza Midlej

Nutricionista Esportiva Funcional

(61) 3443-0237

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