Procrastinação – 15 dicas para se livrar desse mal de uma vez por todas!

Image

Olá! Esse post vai pra você que , assim como eu, possui sérios problemas para cumprir sua agenda e acha que o ditado faz mais sentido se for “pra quê deixar pra fazer amanhã o que podemos fazer depois de amanhã”!
Pois aqui no blog você confere uma listinha com dicas valiosas para driblar a procrastinação e manter todos os compromissos em dia e claro, todos os seus cabelos na cabeça!

1) Divida seu tempo em períodos menores

Quando você tem muitas tarefas para fazer, tende a aumentar o prazo de cada uma delas. Isso é um erro, pois sabendo que você tem um deadline mais longo, não vai se preocupar até que faltem poucas horas para resolver. Com períodos menores para realizar a sua tarefa, você se sentirá obrigado a concluí-la o quanto antes.

2) Crie prazos rigorosos! 

 Ao invés de se propor a trabalhar nos seus projetos por, por exemplo, 3 horas toda manhã, defina quais tarefas você vai realizar durante o dia e quanto tempo poderá dedicar a cada uma delas. Determine horários para completar as suas tarefas.

3) Reúna todos os seus prazos em um mesmo calendário

Fazendo isso você vai perceber que todas as suas tarefas estão interligadas. Usar uma única agenda ou calendário deixa visível o fato de que as suas tarefas de amanhã dependem da conclusão das tarefas de hoje. Lembre-se: uma tarefa atrasada prejudica o andamento de todas as outras.

4) Crie tarefas desafiadoras

  Se você considera suas obrigações muito simples, existem grandes chances de você perder o interesse nelas. O entusiasmo é um ingrediente necessário para que as suas tarefas sejam realizadas dentro do prazo e com qualidade, portanto, procure incluir desafios nas suas tarefas diárias.

5. Seja sensato/a!

 Muito embora as tarefas desafiadoras sejam essenciais para manter seu interesse no trabalho, não perca a noção ao estabelecer esses desafios. Objetivos tão difíceis que nem você mesmo conseguirá completar vão fazer o efeito contrário e acabarão por desencorajá-lo.

6) Mude de ambiente

 Muitas vezes o lugar onde trabalhamos contribui para a procrastinação. Se você se sente entediado na sua mesa, procure mudar um pouco o ambiente de trabalho. Quando suas tarefas te permitirem, trabalhe ao ar livre ou simplesmente troque de lugar.

7) Adote um sistema de parcerias

 Trabalhando em um sistema de parceria, você se sente obrigado a dar satisfação do seu trabalho para mais alguém além de você mesmo. Isso aumenta o seu senso de responsabilidade.

8) Passe mais tempo com pessoas que não procrastinam

 Procure sair e se divertir com pessoas que inspiram você quanto à questão da procrastinação. Além de passar um bom tempo com pessoas novas, você pode pegar dicas valiosas para deixar de lado a mania da “última hora”.

9) Converse com pessoas que fazem o que gostam

 Quando você faz o que gosta, as chances de procrastinar são praticamente nulas. Converse com pessoas que fazem o que gostam, procure saber como elas chegaram onde estão atualmente, peça conselhos para alcançar os seus objetivos. Com uma meta bem definida você deixará a procrastinação de lado.

10) Compartilhe seus objetivos

Se seus amigos e familiares sabem sobre os seus projetos em andamento, tendem a perguntar por eles. Isso funciona como uma cobrança indireta: você quer levar o projeto adiante para ter o que contar na próxima vez que for questionado a respeito dele.

11) Elimine as distrações! (Essa é difícil!!!)

 Faça uma lista de tudo aquilo que te distrai das suas obrigações e procure afastar-se disso. Se você costuma perder uma hora no Facebook antes de começar a trabalhar, imponha-se o objetivo de acessar a rede social apenas quando todas as suas obrigações já estiverem concluídas. Longe de tudo que tira seu foco é mais fácil manter-se atento ao que precisa ser feito.

12) Force-se a ir adiante!

Quando você sentir que está perdendo o interesse no que está fazendo, procure olhar os pontos positivos daquilo, entenda quais consequências esses projetos trarão para você. Trabalhando dessa maneira, você se sente incentivado só para ver se o final vai ser exatamente da maneira como você imaginou.

13) Trabalhe com a auto-recompensa!

  Reconheça que o seu trabalho tem valor, saiba de que maneira você é importante para aquele projeto e comemore, se recompense quando os objetivos forem alcançados. Manter-se focado em um mesmo projeto pode ser cansativo, mas sabendo o seu valor, é mais prazeroso terminá-lo.

14) Faça novos planejamentos

  Ninguém acerta tudo na primeira tentativa. Quando você perceber que seu projeto está indo para um caminho diferente do que você esperava, ao invés de deixá-lo de lado sente-se, estude o que deu errado, avalie o que deu certo e planeje novamente. Só assim você mantém o interesse no que está fazendo.

15) Pare de esperar o momento perfeito!

Não existe um momento perfeito para iniciar um projeto ou tarefa. Se você estiver sempre esperando pelo momento perfeito, provavelmente não vai saber reconhecê-lo. Ao invés de se enganar, tome coragem e resolva o que precisa ser resolvido.

_______________________________________________________________________________

Já diria a filósofa Pitty:

“Não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar… Não deixe nada pra semana que vem, porque semana que vem, pode nem chegar…”

_________________________________________________________________________

E então? Vamos começar?

aaaaaudreyedited

Fonte: Universia

Anúncios

Um comentário sobre “Procrastinação – 15 dicas para se livrar desse mal de uma vez por todas!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s